Equipe

Coordenadores
  • Profa. Dra. Ilana Lemos de Paiva (Depsi/UFRN)
  • Prof. Dr. Marlos Alves Bezerra (Depsi/UFRN)

Coordenação adjunta
  • Luana Isabelle Cabral dos Santos (Doutoranda do PPGPsi/UFRN)
    Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui mestrado em Psicologia pela mesma instituição e, atualmente, cursa o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN. Faz parte do OBIJUV desde 2009 e está na coordenação adjunta do grupo. É membro do Grupo de Pesquisa Marxismo & Educação (GPME), também vinculado ao Departamento de Psicologia da UFRN e tesoureira do núcleo ABRAPSO/RN. Atua nas áreas de: juventude, políticas públicas, direitos humanos, políticas sociais.

    E-mail:
    luanaicsantos@gmail.com

    Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210356H9 
 Professores colaboradores
  • Prof. Dr. Herculano Campos (UFRN)
  • Profa. Dra. Rosângela Francischini (UFRN)
  • Profa. Dra. Isabel Fernandes (UFRN)
  • Prof. Dr. Oswaldo Yamamoto (UFRN)
  • Profa. Dra. Geórgia Sibele (UFRN)
  • Profa. Dra. Fátima Alberto (UFPB)

Discentes associados
  • Arthemis Nuamma Nunes de Almeida
    Estudante de pós-graduação (mestrado) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com graduação em Psicologia pela mesma instituição. É também formada em curso Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde cursou o ensino médio. Na UFRN, integra o Grupo de Pesquisas Marxismo e Educação (GPM&E) e o Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV), sendo, neste último, participante do Núcleo de Políticas Públicas de Juventude (PPJUV). Tem interesse pelas áreas de Direitos Humanos, Políticas Públicas, em especial Políticas Públicas de Juventude e Políticas Educacionais, temas relacionados à violência e sua prevenção, e também Justiça Restaurativa, principalmente nas escolas.
    E-mail: arthemisnuamma7@gmail.com
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9028426840593295
  • Daniela Bezerra Rodrigues
    Psicóloga. Colaboradora do OBIJUV desde 2009 – núcleo socioeducativo.
    Membro do Grupo Marxismo & Educação – grupo de estudo e pesquisa sobre políticas sociais. Conselheira do CRP RN – 17ª regional (2013-2016). Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF – CRP 17) e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos. Atualmente consultora da Secretaria de Direitos Humanos, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento SDH/PNUD para implantação do Sipia Sinase Web. Com experiência de atuação no sistema socioeducativo e atendimento às vítimas de violência e combate à homofobia; assessoramento técnico às vítimas reassentadas no programa do ACNUR e na rede solidária do PROVITA.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3571900704350453 
  • Fernanda Cavalcanti de Medeiros
    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atua como psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN desde 2013. Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Membro do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência e do Grupo Marxismo e Educação desde 2010. Tem como principais interesses e áreas de atuação em projetos de pesquisa e extensão: Psicologia Social Comunitária, População em situação de rua, População infantojuvenil, direitos humanos e políticas públicas.
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0980289943278388
  • Gilliard de Medeiros Laurentino
    Psicólogo, com experiência profissional em psicologia social, pela Universidade Potiguar (UnP), em 2009.  Membro da comissão de articulação do plano de enfrentamento à violência sexual do Município de Goianinha e Presidente do conselho Municipal de Assistência Social do mesmo Município. 
  • Jenair Alves da Silva
    Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tecnóloga em Irrigação e Drenagem formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), mestranda no programa Estudos Urbanos e Regionais, do Departamento de Políticas Públicas, da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Rurais (LabRural) e do Observatório da População Infantojuvenil em Contexto de Violência (Obijuv). Temas de interesse: Juventude, Juventude Rural, Políticas Públicas de Juventude, Violência, Direitos Humanos, Participação, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Territorial.
    E-mail: jenairsilva@gmail.com 
  • Luana Sobreira Lopes
    Aluna graduanda de psicologia pela UFRN, atualmente cursando o 6º período. Interessa-se pela temática de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, violação de direitos, etc. Busca não só conhecer mais e aprofundar nessas temáticas, mas também atuar como fator de soma.
    E-mail: lopessluana@gmail.com 
  • Luna Pinheiro Valle
    Estudante de pós-graduação (mestrado) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduada em Psicologia pela mesma instituição. Vinculada ao Grupo de Pesquisas Marxismo e Educação (GPM&E) e ao Observatório da População Infanto Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) – no qual participa do Núcleo de Políticas Públicas de Juventude (PPJUV). Tem experiência profissional como professora pelo Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC-RN) e interesse pelas áreas de Direitos Humanos e Políticas Públicas, em especial Políticas Públicas de Juventude e extermínio da juventude.
    E-mail: labellaluna20@gmail.com
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/285004905017700.
  • Renata Almeida Leão
    Assistente Social graduada pela UFRN; Mestranda em Estudos Urbanos e Regionais - PPGEUR pelo Departamento de Políticas Públicas da UFRN; Cursando Especialização em Políticas de Atenção à Criança e ao Adolescente na UNIFACEX; Atua nas áreas de políticas para crianças, adolescentes e jovens com foco em violência sexual e pauperização do segmento infantojuvenil; Membro do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência – OBIJUV; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Questão Social, Política Social e Serviço Social da UFRN.
    Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4864114Z3

  • Sophia de Souza Macêdo Mata
    Graduanda em Serviço Social pela UFRN. Estagiária do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS/Natal e do Centro de Referência de Direitos Humanos - CRDH/UFRN. Membro do Observatório da População Infanto Juvenil em Contextos de Violência  - OBIJUV/UFRN, vinculada ao núcleo de políticas públicas de juventude.
    E-mail: sophia_mata@hotmail.com
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0158983270927153

  • Tabita Aija Silva Moreira
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRN na linha de pesquisa Psicologia e Práticas Sociais. Integra o Observatório da População Infantojuvenil em Costextos de Violência (OBIJUV) e o Núcleo Políticas de Atendimento às crianças e adolescentes. Atualmente é docente do ensino superior na Faculdade Estácio de Sá - Núcleo Natal, nas áreas de Psicologia e Gestão e Negócios. 
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8837682093374217 

  • Tatiana Minchoni
    Mestre em Psicologia Social pela UFRN; atuou como docente do curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Movimentos Sociais (GPSMS/UnP), além de ter coordenado o Núcleo de Psicologia Social Comunitária (NUPSC/UnP). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na área "Práticas culturais e processos de subjetivação" .
    E-mail: minchoni.tatiana@gmail.com
    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2001147977446493   

  • Vânia Aparecida Calado
    Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Concluiu mestrado no Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da USP. Como formação complementar em pesquisa, desenvolveu projeto na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: participação popular, Conselho Local de Saúde e Programa de Saúde da Família. Atuou como educadora social de adolescentes em conflito com a lei que cumprem a medida socioeducativa em meio aberto Liberdade Assistida e, com adolescentes participantes do Programa de Preparação para o Trabalho, desenvolvido pela ONG Ação Comunitária, com quem desenvolveu atividades para a autogestão e escolha profissional. Foi membro da Verso Cooperativa de Psicologia, elaborou e participou de projetos em Cooperativismo e Economia Solidária, com foco na geração de renda e promoção da cidadania. Coordenou o Serviço de Psicologia Aplicada e foi professora assistente do Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, Campus Ipatinga/MG. Atuou como supervisora de estágio no curso de Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos, Campus Ipatinga. É professora do curso de Psicologia da Universidade Potiguar - Laureate International Universities, Natal, RN. É membro do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    E-mail: vaniacaladopsi@gmail.com
     

OBIJUV - Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência
Todos os direitos reservados | Tecnologia Blogger
RSS Facebook
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia
Campus Universitário UFRN, Lagoa Nova, Natal/RN
CEP: 59.078-970 - Caixa-postal: 1622