Quem somos

Quando surgiu?
O OBIJUV surge no segundo semestre de 2009, como ação vinculada a bolsa de pós-doutorado da profª Ilana Paiva (PROCAD/CAPES). Em dezembro do mesmo ano, é cadastrado como ação acadêmica associada, envolvendo atividades de pesquisa e extensão, como o mapeamento dos índices de letalidade juvenil no estado e o projeto de extensão “juventudes e violência”, que tinha como proposta rodas diálogo e oficinas com os jovens de escolas públicas, da região norte da cidade.

Objetivo
Contribuir para a visibilidade e fundamentação de ações de enfrentamento à violência e violação de direitos contra a população infantojuvenil do RN, por meio do desenvolvimento de estudos, pesquisas e prestação de serviços direcionados à comunidade.

Funcionamento
  • Tripé da universidade (extensão, pesquisa e ensino): Contribuição na construção de um olhar crítico para a formação graduada, principalmente, no que se refere à discussão sobre os direitos humanos infantojuvenis; Posicionar-se frente à multiplicidade de demandas da sociedade/comunidade; Formalizar e fortalecer parcerias institucionais
  • Participação: profissionais e alunos de graduação e pós-graduação, de psicologia e áreas afins (serviço social, direito, gestão de políticas públicas, etc);
  • Reuniões administrativas: essas reuniões têm por finalidade discutir os convites que o grupo recebe de dentro e fora da universidade, para participar de atividades, ações, mesas e conferências com os parceiros e demais organizações, coletivos e instituições que atuam na área dos direitos infanto-juvenis. Assim como pensar projetos, atividades, produções, eventos e parcerias. Essa reunião é interna, com os membros que estão tocando os núcleos, mas sinalizado o interesse de participação, é possível que outras pessoas integrem esse momento.
  • Reuniões gerais de estudo (abertas à comunidade): as reuniões de estudo são totalmente abertas a participação sistemática ou eventual dos interessados em discutir temas relacionados às políticas de atendimento a crianças, adolescentes e jovens; temáticas acerca de violação de direitos desse público e referentes às estratégias de enfrentamento dessas violências e violações. 
  • Diálogos pertinentes (aberto à comunidade): o diálogos são reuniões mais amplas, na qual chamamos convidados para debater algum assunto específico relacionado ao grande tema do grupo ou realizamos alguma atividade mais dinâmica com maior visibilidade para que outras pessoas que se interessem pelo o que está sendo discutido possa participar, sem necessariamente se vincular ao grupo. É voltada tanto para estudantes como para profissionais que atuam com direitos infantojuvenis.
  • Reuniões de núcleos (aprofundamento teórico, produção científica e incidência política): as reuniões de núcleo ocorrem em horários alternados e servem ao propósito de aprofundamento teórico – como sinalizado. São abertas aos interessados e possuem como resultado a produção de um conteúdo que pode ser acadêmico ou não, mas que apresente um apanhado do que foi realizado durante o ano que sirva de reflexão e discussão para demais atores e militantes da área.

Núcleos:
  • Culturas juvenis e movimentos de resistência – reuniões nas segundas, pela manhã (quinzenal)
  • Políticas Públicas de Juventude (PPJUV): No PPJUV são discutidos temas e planejadas ações envolvendo Políticas Públicas de juventude. As reuniões acontecem nas quintas-feiras, quinzenalmente, das 18h30min até às 20h30min.
  • Sistema Socioeducativo: Nesse núcleo acontecem estudos e ações de pesquisa e extensão na área da justiça juvenil, principalmente no atendimento socioeducativo. O grupo reúne-se quinzenalmente às segundas-feiras, das 8h30min às 11h.
  • Políticas de atendimento à crianças e adolescentes - reuniões nas quartas, a noite

OBIJUV - Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência
Todos os direitos reservados | Tecnologia Blogger
RSS Facebook
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Psicologia
Campus Universitário UFRN, Lagoa Nova, Natal/RN
CEP: 59.078-970 - Caixa-postal: 1622